
Em maio, a 29ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (RCdC) promove a leitura do livro “o Jogador”, de Fiódor Dostoiévski.
A participação poderá ser feita presencialmente nos espaços da Rede Casas do Conhecimento ou através da plataforma Zoom, mediante prévia inscrição.
Sobre a obra
Publicado em 1866, “O Jogador” reflete muito da biografia de Dostoiévski, que foi, ele próprio, jogador compulsivo durante vários anos. Com a Alemanha sob pano de fundo e um ambiente de casinos, encontramos Aleksei Ivánovitch, figura principal deste romance, um jovem com um forte sentido crítico em relação ao mundo que o rodeia, mas sem objetivos, que descobre em si a paixão compulsiva pelo jogo. Usando de humor satírico, Dostoiévski expõe as motivações mais íntimas desta e de outras personagens, criando uma obra simultaneamente viva e dramática. O fascínio culpabilizado dos jogadores, o descontrolo e o desespero, paixões que raiam a loucura e uma solidão sem recurso são temas que se adequam ao genial universo da ficção dostoievskiana.
Data: 18 de maio | 17h30 – 19h00
Dinamizadores: Flávio Vassoler e Nadejda Machado
LOCAL: Biblioteca Geral – Universidade do Minho, campus de Gualtar, Braga; plataforma Zoom.
INSCRIÇÕES: https://bit.ly/CL_RCdC_29_UM
Org. Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Casa do Conhecimento da UMinho